Relatório da elaboração do projeto
Para elaboração do projeto, nos reunimos e discutimos alguns temas e decidimos fazer sobre “Questões ambientais”. O grupo devido ao grande empenho aprendeu muito para construir este projeto e colocá-lo no papel, pois com a escolha do tema partimos para pesquisas de vídeos, textos no Google, revista Mundo Jovem e também pesquisamos o Portal do Professor. Como houve uma boa interação entre os membros do grupo, não foi difícil a elaboração do mesmo, levantamos os objetivos e a metodologia a ser usada. Diante desse queremos coloca-lo na prática e se Deus quiser com o empenho de cada um vai dar certo.
Ambiente interativo – hipertexto, hipermídia e hiperlink
Hoje temos uma nova forma textual que tem como apoio a Internet, o hipertexto, o qual permite ao leitor escolher o tipo de leitura e também ser co-autor do texto. Essa idéia surgiu em 1945 pela primeira vez com Vannevar Bush, onde seu artigo “propõe o conceito de blocos de textos unidos com elos, conexão, descrevendo sua nova concepção de textualidade.” Os textos e seus leitores vem se transformando ao longo dos anos e hoje com tantas mudanças temos os chamados livros eletrônicos, onde o espaço da informação é ilimitado.
Enquanto ferramenta de ensino e aprendizagem, os sistemas de hipertextos e hiperlinks facilitam, porque o leitor participa ativamente do processo em busca e da construção do conhecimento, onde o espaço para a mesma se torna colaborativo e adequado ao atendimento das diferenças individuais.
Segundo Kebby e Mayes a questão do espaço é determinante pois, ao cessara o hipermídia encontramos perante duas estruturas paralelas: o hiperespaço que se refere ao domínio do hipertexto e o espaço conceitual que se refere ao domínio do conhecimento. Então podemos ver que os ambientes interativos contribuem para a transformação do espaço sala de aula, reforçando a relação entre professores, alunos e conteúdos, porque a postura do professor é muito importante para que realmente os ambientes funcionem como auxilio e motivação do aluno na construção do conhecimento.
Hiperlink é sinônimo de link e significa qualquer coisa que se coloca em uma página da web e que, quando clicada com o lado esquerdo do mouse, abre uma página diferente, ou um lugar diferente, da internet. A página diferente pode ser do próprio site ou de outro site. O lugar diferente pode ser na própria página - você clica no link e ele te conduz, imediatamente a outro lugar da página. O lugar diferente pode ser também um formulário, ou uma pagina de email para se enviar uma mensagem. Assim, o link é um endereço que o computador segue para chegar a algum lugar, na página ou fora dela. Mas a palavra link pode ser usada com outros significados.
Os links têm grande importância, como podemos ver nos textos estudados no ambiente do Eproinfo. Essa importância está no link como sinal para mudar de lugar na internet (hiperlink) ou como sinônimo de site. No código do link é possível colocarmos várias informações e instruções para os robots e para o lugar da internet aonde se chega. Por exemplo, pode-se colocar uma instrução que faça aparecer de novo à página onde está o link depois de visitada outra página – com isso evita-se que o usuário perca o caminho de volta ou se embrenhe por outros sites ou páginas e não volte.
A evolução tecnológica não é a centralidade de conhecimento e informação, mas sim a aplicação desses para a concepção de novos conhecimentos. Portanto precisamos refletir: estamos inseridos e inserindo os nossos alunos no mundo virtual.
Eventos Realizados pelo Colégio Estadual Brasil
Projetos e planos de aula
Conheça alguns sites que disponibilizam planos de aula e/ou projetos para educadores.Nova Escola: diversos planos de aula organizados por níveis: Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio.
Áreas: Alfabetização, Matemática, Língua Portuguesa, História, Geografia, Ciências Naturais, Arte, Língua Estrangeira, Educação Física. O site também disponibiliza os planos de aula publicados no Jornal da Tarde de domingo.
Portal do Professor – O portal possui diversas aulas elaboradas por educadores. Há destaque para o bom uso de recursos digitais e propostas de uso das TIC. Há um filtro para selecionar aulas organizadas por ciclos, áreas e temas: Ensino Fundamental Inicial, Ensino Fundamental Final, Ensino Médio e Ensino Profissional.
E-Aprender – O site disponibiliza planos de aulas organizados em disciplinas. Há também dicas para elaboração de planos
Yahoo Educação – Diversas atividades sugeridas utilizando as tecnologias de comunicação e informação
Sabesp – Esta área do site é dedicada a educadores e apresenta propostas para trabalhar assuntos relacionados a água e saneamento
NetEducação – O site disponibiliza planos e planejamento para diversas séries e disciplinas, inclusive educação especial.Veja on-line – A maior parte do conteúdo é para assinantes, mas toda semana é possível acessar gratuitamente uma das aulas em destaque
Microsoft Educação – Diversos projetos que utilizam as TICs, todos organizados por ciclos. Veja também a seção Atividades para sala de aula com projetos temáticos e estruturados, utilizando os programas da Microsoft.
Baú de Projetos Edukbr - Diversos projetos interdisciplinares organizados também por disciplinas.
Site de dicas – Dicas de atividades para desenvolver com crianças
Planos de aula UOL - O site apresenta propostas organizadas por disciplinas, para Ensino Fundamental e Ensino Médio. Há também referências selecionadas sobre como trabalhar com Vídeos do PortaCurtas na Escola
Dicas Vivência Pedagógica - Seção do site com idéias de recursos e estratégias que podem ser utilizadas na escola.
Projetos – Também faz parte do site de dicas uma seção com idéias de projetos para desenvolver na escola.
Turbine sua aula – propostas publicadas no portal Educarede
Arte na Escola – O site apresenta riquíssimo material para o trabalho com Arte na Escola
Atividades para a sala de aula: Revista ao Mestre - Várias atividades artesanais para educadores.
Veja também WebQuests e WebGincanas: propostas interessantes para trabalhar com os recursos da Web.