Dia dos professores
Este é um dia como todos os outros, apenas um título o difere dos demais: dia do professor. Nesse dia somos nós mesmos, mas também um pouco dos outros. Um pouco do nosso aluno, um pouco dos pais dos nossos alunos, um poco dos colegas, um pouco dos políticos, um pouco da nossa sociedade. De tanto sermos um pouco de todos estamos aos poucos perdendo nossa própria identidade. Já não sabemos se somos professores ou doutores, ou psicológos, ou tios e tias impotentes diante de 'sobrinhos órfãos' de atenção, de carinho, de afeto, de um colo aconchegante e familiar.
Nesse dia, enfrentamos nossos dilemas pessoais e o de dezenas de crianças e adolescentes. É impossível não se sensibilizar com as mazelas alheias, principalmente quando elas estão tão próximas - em cada uma das salas de aula pelas quais passamos diariamente. Muitas vezes um misto de revolta e indignação nos invade fazendo-nos pensar que não somos obrigados a tolerar tanta displicência e ociosidade; que cada família é responsável pelos seus; que não damos conta de tanta responsabilidade; que estamos sobrecarregados e por aí afora. Esta tem sido a realidade da maioria dos professores. Que fazer então? Há duas alternativas: mudar de profissão - antes porém, pesquise se há alguma que não ofereça riscos, problemas e dificuldades - ou continuar a ser o que temos sido até agora procurando melhorar e oferecer atendimento de qualidade, tentando ser empáticos, pois ninguém escolhe a famíliar que quer ter.
Muitos, certamente olham para nós desejando-nos como pais e mães, pois estamos presentes, chamamos a atenção, elogiamos, cobramos, impomos limites e em casa isso não acontece e por razões que a própria razão desconhece. Claro que isso parece pouco, mas pense que um dia essa admiração poderá salvar sua vida. Todos com os quais lidamos hoje vão crescer tornar-se adulto e profissional em alguma área - boa ou ruim - já pensou cair nas mãos deles? Aí a admiração poderá salvar sua vida. Mas, enfim, esse continua sendo um dia como outro qualquer. Parabéns a todos os professores!
Regina Paz
Obrigada colegas por ter se lembrado do nosso dia, apesar da importância do professor não somos tão reconhecidos pela sociedade. A nossa profissão apesar de muitos espinhos é muito importante pois todos os profissionai da sociedade só existe porque tiveram um professor. Dalma
ResponderExcluirMuito bem lembrado que o "dia dos professores" é apenas como um outro dia qualquer.Mas fazemos a diferença, assim como os nossos professores fizeram e fazem em nossa vida escolar.Obrigado pela mensagem de reflexão.
ResponderExcluirRegina,gostei do texto que você produziu é essa a realidade do professor ,um doce-amargo-doce.Uma contradição,misturada a momentos de alegria.
ResponderExcluir