domingo, 17 de outubro de 2010

Indicação de filme

 Kirikú e a feiticeira.

        É um filme inocente, porém dá margem a diversas discussões, por exemplo: racismo, aspectos histórico/geográfico da África, questões culturais, formação social, condição feminina, entre outros.
Trata-se de um desenho animado sem indicação de faixa etária. Tem duração de 71' (minutos). É um filme relativamente antigo, pois foi laçado na França em 1998 o que não compromete sua beleza e autenticidade. 
        Dotado de enredo e conteúdo dinâmicos facilita a adequação e uso em diversas disciplinas. Em Ed. Religiosa, por exemplo, pode-se explorar o universo da amizade, troca, partilha, reconhecimento do bem recebido, valorização do eu e do próximo, cuidados com a natureza e muito mais, depende da criatividade de cada um; em História  e Geografia é conveniente desmistificar a visão ocidental que se tem da África - continente pobre, sem cultura, de crianças cabeçudas e magérrimas - deve-se fazer leitura das imagens destacando os aspectos citados no primeiro parágrafo; a Filosofia permite aprofundar as questões de ordem prática tais como: o que levou a África a ser o que é hoje? Porque essa situação permanece? Porque tanta desigualdade de um país para outro etc. Antes de exibir o filme é bom assistí-lo atentamente para explorá-lo com eficiência, caso contrário, seus alunos poderão achá-lo insosso, pois estão acostumados a gêneros mais dinâmicos, violentos e agressivos. Alguns palestrantes e dinamizadores o tem usado em dinâmicas e terapias de grupo visando a interação e trabalho em equipe. 
       Onde encontrar este e o vol.2 da série? Na Internet, claro! Ou contactando Claúdio Fernandes (Claudinho).

Um comentário:

  1. realmente este filme é muito bom, e dá margem para diversificar nossa aula de forma interdisciplinar.
    Prof. Lucieny Félix Ribeiro Martins

    ResponderExcluir